quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Atuar nas atividades da BSGI enriquece a vida de qualquer um com experiências inesquecíveis. Tive o privilégio de atuar em várias frentes, seja na idealização, planejamento, organização ou administração, ou na liderança e execução de eventos dos mais diversos portes – com poucas, dezenas, centenas e até milhares de pessoas.

As grandes realizações sempre ficam na memória, mas há aqueles acontecimentos, pequenos na aparência, que acabam se tornando elementos definidores e importantes referências.

Lembro-me de uma ocasião, adolescente ainda, em que atuava na condução de uma viagem de atividades. No retorno, estava cabisbaixo e um tanto quanto desanimado com algumas coisas. Uma pessoa me perguntou o que tinha acontecido. Respondi que estava chateado com a atitude de alguns, exatamente os responsáveis do meu grupo de atuação. Ela então disse, certamente sem o saber, algo que nunca esqueci e acabou por se tornar uma diretriz: Um dia você vai ser o responsável do grupo. Enquanto isso, aprenda tudo o que puder. Observe, estude, esteja preparado. E, quando acontecer, não cometa as mesmas falhas que deixaram você tão chateado.

Talvez por ingenuidade, talvez por ainda nada saber, acreditei naquelas palavras. E, a partir de então, em todos os lugares e ocasiões em que atuava, procurava observar tudo e a todos.

Fazer parte dos grupos de bastidores me proporcionou oportunidades únicas. Pude conhecer aquelas pessoas que não apareciam, que agiam quase em silêncio, por trás dos eventos, fazendo as coisas acontecerem. Me interessava saber quem eram os cérebros por trás das atividades. Quem as planejava? Quem traçava as estratégias? Como se preparavam? Como agiam? Como raciocinavam? Procurei aprender o que acontecia por trás dos acontecimentos. Os movimentos por trás dos movimentos.

Nunca perdia as chances de participar das atividades em São Paulo, em que podia ter uma visão mais ampla das coisas. Na sede central, aproveitava para conhecer os prédios por dentro, os escritórios, a intimidade dos lugares onde atuavam as pessoas que faziam tudo acontecer. Sempre dava um jeito de chegar um pouco mais cedo, ou sair um pouco mais tarde. Quando podia, entrava naqueles locais em que não se entrava normalmente. Conversava com as pessoas, ia descobrindo sutilezas, nuances, razões. Quando não era convocado ou escalado para atuar, me apresentava voluntariamente. Fiz parte de comissões, aprendi sobre o funcionamento das coisas. Vi por dentro, vi por fora. O que não via, procurava entrever e discernir. E acho que fui razoavelmente bem sucedido nisso.

Claro que não fui o único nessa empreitada. Havia um grupo de pessoas extraordinárias, altamente capazes, do qual muito me orgulho de ter feito parte.

E uma dessas pessoas assume agora a responsabilidade de liderar a BSGI em Ribeirão Preto

Homem de ação, em inúmeras ocasiões sua capacidade de realizar foi posta à prova. Não são poucas as testemunhas de sua sinceridade, espírito forte e disposição inabalável.

A ele, meus cumprimentos e reconhecimento.

Parabéns, Ricardo - companheiro de muitas parcerias e protagonista de grandes feitos.

Estamos todos em boas mãos.

Nenhum comentário: