quarta-feira, 30 de novembro de 2011

10 anos atrás.

15 de dezembro de 2001. 14:00 horas. Nove meses após iniciada a construção do Centro Cultural da BSGI Ribeirão Preto, era chegado o momento da Cerimônia de Entrega da Obra. Logo depois, conforme programado, tiveram lugar o plantio comemorativo, o corte da fita inaugural e a entrada no auditório para a tão esperada Cerimônia de Inauguração, marcada para as 15:00 horas, os participantes sendo recepcionados com música, oferecida por um grupo formado por componentes do Ongakutai e da Kotekitai.

As pessoas iam subindo as escadas pela primeira vez: um lance de degraus, um patamar, o segundo lance de degraus, a passagem por uma bonita porta de madeira. E lá estava o grande auditório.

Imagino o impacto que tiveram ao adentrar o recinto, com a visão daquele espaçoso salão, centenas de cadeiras novas e confortáveis e, lá na frente, um grande palco e um magnífico oratório.

Na véspera da inauguração, tarde da noite de sexta-feira, quando todos já tinham ido embora, subi ao auditório para uma última verificação. Cadeiras, corredores laterais e centrais, sala de som, palco, bastidores. Sentei-me na primeira fileira de cadeiras, e lá fiquei por alguns minutos. Sozinho e tranquilo, com a sensação de realidade e dever cumprido. Estava tudo pronto. Eu também estava pronto.

Eram quase 11:00 horas da manhã do sábado quando chegaram, do Japão, via fac-símile, as seguintes palavras:

Meus mais preciosos companheiros de toda a região de Ribeirão Preto, quero reiterar meu sincero sentimento de louvor e respeito pelo extraordinário empenho na edificação do mais novo Castelo do Kossen-rufu do Brasil. Parabéns, do fundo do meu coração! Por favor, fazendo desse Centro Cultural o Palácio da Lei Mística a impulsionar o avanço de todo o kossen-rufu local, peço-lhes que o protejam e prezem como se fosse o lar de cada um dos senhores. Mais uma vez quero bradar: Viva Ribeirão Preto! Viva a BSGI!

A cerimônia inaugural foi conduzida pelo então presidente da BSGI, Eduardo Taguchi. Paulo Dyonisio e Michelle foram os apresentadores. Após a recitação do gongyo, as palavras de abertura, proferidas pela Roselene. Seguiram-se cumprimentos, homenagens e outros itens da programação. No final, apresentações do Coral Lirio Branco, que cantou a música “Carmina Burana”, e da Camerata Ikeda, vinda de São Paulo.

Foram realizadas mais 3 sessões comemorativas, uma no sábado, e duas no domingo. As sessões foram abrilhantadas pelos grupos de apresentação: no sábado à noite, o então Pró-Taiga e o Taiyo Ongakutai; no domingo de manhã, a Banda Mirim do Taiyo Ongakutai e o Fukuchi; domingo à tarde, grupo Pioneiro e Nova Era Kotekitai. Finalizando as sessões, a participação especial da Camerata Ikeda.

A mensagem de congratulações do presidente Ikeda foi lida em todas as ocasiões. Diz a mensagem, em seu trecho central:

Este centro cultural, que ora está sendo inaugurado de forma muito radiante, é uma instalação aberta para a sociedade a fim de servir para o bem dos senhores presentes como dos cidadãos em geral. Espero que este centro cultural seja como o “oásis da tranqüilidade” e “academia do aprendizado da ciência humana” para todos os senhores. Desejo também que seja estimado como “sua própria casa” e amado como “praça da amizade e do diálogo”.

A mensagem finaliza com as palavras: Que haja glórias em Ribeirão Preto! Que seja Ribeirão Preto de contínuas vitórias!

O encerramento geral das atividades da inauguração se deu numa reunião, no final da tarde do domingo, ainda com a presença do presidente da BSGI. Na verdade, foi como uma reunião geral da Divisão dos Jovens em que, além dos quase 160 membros que atuaram nos preparativos e condução do evento, muitos outros se fizeram presentes. E foi nessa reunião que nasceu o slogan, extraído da parte final da mensagem: Josho Ribeirão Preto! Ribeirão Preto de contínuas vitórias!

Estavam estabelecidos o castelo e seu brasão.

Nenhum comentário: