terça-feira, 8 de julho de 2008

Ambição é tudo o que você pretende fazer na vida. São seus objetivos, seus sonhos, suas resoluções.

As pessoas costumam ter como ambição ganhar muito dinheiro, casar com uma moça ou moço bonito ou viajar mundo afora. A mais pobre das ambições é querer ganhar muito dinheiro, porque dinheiro por si só não é objetivo: é um meio para alcançar sua verdadeira ambição, como viajar pelo mundo. No fim da viagem você estará de volta à estaca zero quanto ao dinheiro, mas terá cumprido sua ambição.

Não há nada errado em ser ambicioso na vida, muito menos em ter “grandes ambições”. As pessoas mais ambiciosas que conheço são os líderes de entidades beneficentes do Brasil, que querem “acabar com a pobreza do mundo” ou “eliminar a corrupção do Brasil”. Esses, sim, são projetos ambiciosos.

Já ética são os limites que você se impõe na busca de sua ambição. É tudo o que você não quer fazer na luta para conseguir realizar seus objetivos. Como não roubar, mentir ou pisar nos outros para atingir sua ambição. A maioria dos pais se preocupa bastante quando os filhos não mostram ambição, mas nem todos se preocupam quando os filhos quebram a ética. Se o filho colou na prova, não importa, desde que tenha passado de ano, o objetivo maior.

Algumas escolas estão ensinando a nossos filhos que ética é ajudar os outros. Isso, porém, não é ética, é ambição. Ajudar os outros deveria ser um objetivo de vida, a ambição de todos, ou pelo menos da maioria. Aprendemos a não falar em sala de aula, a não perturbar a classe, mas pouco sobre ética.

O problema do mundo é que normalmente decidimos nossa ambição antes de nossa ética, quando o certo seria o contrário. Por quê? Dependendo da ambição, torna-se difícil impor uma ética que frustrará nossos objetivos. Quando percebemos que não conseguiremos alcançar nossos objetivos, a tendência é reduzir o rigor ético, e não reduzir a ambição.

Definir cedo o comportamento ético pode ser a tarefa mais importante da vida. Defina sua ética quanto antes possível. A ambição não pode antecedê-la, é ela que tem de preceder à sua ambição.


(stephen kanitz - revista veja - 24/01/01)

Um comentário:

Hélio Y. Fuchigami disse...

Oláaaa!!!
Acabo de chegar de viagem e não conseguiria dormir sem anter dar uma espiada no que eu acesso todos os dias - e-mails, conta bancária e sites interessantes (o top da minha lista é este blog!).
Adorei as duas postagens que acabei de ver. Aqui, pude assistir, ouvir mesmo, à emocionante primeira apresentação musical do TOn e NEK para a sociedade.
E foi na Gakkai que aprendi e defini para mim os limites da ética e as ilimitadas ambições.
Parabéns pela freqüência (que não é fácil!) e o elevado nível das postagens!
Forte abraço!!!