terça-feira, 13 de março de 2012

Antigamente, acreditava-se que o átomo era a unidade indivisível da matéria. Hoje sabemos que o átomo é resultado da interação de partículas ainda mais fundamentais. Ao todo, são 16 partículas: 12 de matéria e 4 portadoras de força.

A grande questão é que nenhuma das partículas subatômicas possui massa. Se é que se pode dizer assim, eis o paradoxo: as partículas que compõem a matéria, por si só, não são feitas de matéria.

Não se sabe, ainda, o que dá materialidade ao mundo. Em outras palavras, não sabemos o que faz o mundo existir materialmente, tal como o vemos e sentimos.

Na década de 1960, o cientista britânico Peter Higgs apresentou a teoria da existência de uma partícula, chamada de bóson, que funcionaria como agregadora de elétrons e prótons e de todas as outras partículas fundamentais, que formam o átomo. Perto dessas partículas, o bóson as concederia massa. Afastadas do bóson, as partículas não teriam massa.

Existência e não existência.

O bóson de Higgs seria o agente que, ao dar massa às partículas mais elementares, possibilitou o desenvolvimento das estrelas, dos planetas e da vida. Por essa razão, o bóson é chamado também de “partícula de Deus”. A influência invisível do bóson afetaria o modo como as coisas se movem.

Recentemente, cientistas anunciaram que estariam perto de provar a existência do bóson de Higgs e, por extensão, a de um campo invisível que permearia todo o universo – o campo de Higgs.

As descobertas da ciência e a visão cosmológica do budismo.

A teoria de Higgs faz pensar na teoria do itinen sanzen, em particular a parte que revela os 10 fatores da vida, que explana a dinâmica da vida.

Há 9 fatores (ou, se quiserem chamar assim, partículas): 3 relativos à matéria, à vida em si, ao indivíduo (aparência, natureza, entidade); 2 portadores de força (poder, influência); 4 dizem respeito à mecânica de causa e efeito (causa interna, relação, efeito latente, efeito manifesto). O 10° fator (consistência do início ao fim) seria a partícula unificadora, o bóson de Higgs.

Campo de Higgs seria, então, outro nome para myoho.

2 comentários:

Hélio Y. Fuchigami disse...

Uau... que associação fantástica, Tadashi... Abraços!

ReCrisVi *Flor Lótus Branco* disse...

Eita... meu amigo.. hoje é dia de me fazer chorar heinn.. :)) Obrigada do fundo do meu coração por todas as palavras. A tempos não entrava em seu blog. Confesso que mesmo distante, vc mora no meu coração!! Meu eterno veterano e exemplo.

Beijos