quarta-feira, 23 de março de 2011

Nos anos 80 e 90, a BSGI experimentou um grande crescimento em Ribeirão Preto. Foram anos de expansão, realizações e campanhas memoráveis. Vários fatores contribuíram para isso, e um dos principais foi a atuação impecável dos grupos horizontais da DJ.

Mais do que oferecer treinamento e aprimoramento, os grupos horizontais de então - Ongakutai, Kotekitai, Gajokai, Cerejeira, Sokahan - foram os grandes sustentáculos de todo o movimento.

O primeiro grupo oficial em Ribeirão Preto foi o Ongakutai, no tempo em que a palavra “Taiyo” ainda não fazia parte do nome. Não houve propriamente uma oficialização. O grupo existia, personificado em algumas pessoas, e não havia ainda critérios ou algum padrão estabelecido para que um grupo fosse considerado oficial. Ele simplesmente existia e, de alguma forma, atuava. Assim, todos o reconheciam como tal. E assim foi e, em determinado momento – na liderança do Fernando Gentil (a quem aproveito para render minhas homenagens) – se tornou o melhor Ongakutai do Brasil (opinião que ouvi de inúmeros e insuspeitos líderes da BSGI).

O Gajokai também atuava ativamente, primeiro realizando as atividades do seiri (quando o Sokahan ainda não existia) e, depois, se responsabilizando pelos plantões das sedes regionais. Antes de termos uma sede local, os plantões eram feitos na cidade de Campinas (quando pertencíamos à mesma estrutura organizacional). O Gajokai Ribeirão Preto passou a existir de forma oficial com a inauguração da nossa 1ª sede regional, na rua Paraíso, em julho de 1985.

A atuação do Grupo Cerejeira teve início com 6 pessoas, lá pelos idos de 1972, e a impressão que se tem é que o grupo existiu “desde sempre”, atuando ao lado do Gajokai e, depois, também do Sokahan. Prestativas e bem dispostas, as meninas cuidavam de tudo e de todos.

A Kotekitai nasceu num ensolarado dia 12 de outubro. Era 1986. A reunião inaugural foi na sede da rua Paraiso. A 1ª apresentação oficial foi, salvo engano, no palco do auditório da escola Dom Alberto Gonçalves. Para a ocasião, pintamos um grande e colorido painel que serviu de fundo para a reunião e para a apresentação da então mais nova Kotekitai do mundo.

O Sokahan foi fundado em Ribeirão Preto no dia 3 de maio de 1998. A história será contada um pouco melhor em outra postagem, mas é certo que, mesmo antes da fundação local, muitos dos nossos participavam das atividades em São Paulo como se membros do grupo fossem.

Cada grupo com sua história, tradição, diretrizes, atividades e personalidade próprias e, ao mesmo tempo, como se fossem, juntos, um único grupo. Eram centenas de jovens, espalhados por toda a organização, em dezenas de cidades, sempre prontos a atender quando e onde solicitados. Eram a certeza e a segurança de que tudo seria realizado com sucesso. Não importava se sobre o palco ou nos bastidores, cada qual no seu campo de atuação, com seus desafios pessoais, contribuía dando o seu melhor.

A história escrita pelos indivíduos. E seguindo seu curso. E novas histórias sendo escritas e contadas pelo Taiga, o Núcleo de Desenvolvimento da Orquestra, e quem mais vier pela trilha aberta sem temor.

Um comentário:

Ricardo Macagnan disse...

Sinto-me honrado e orgulhoso de ter feito parte desta história junto com todos companheiros que estiveram conosco. Infelizmente não pude comparecer à fundação do Sokahan mas possuo guardado até hoje o convite recebido como um imenso tesouro que exibirei com orgulho para meus filhos. Avante sempre!